https://brasao.org Tue, 27 Nov 2018 21:02:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://brasao.org/wp-content/uploads/2018/08/cropped-brasao-de-1-32x32.png https://brasao.org 32 32 Brasão do Estado do Maranhão https://brasao.org/brasao-do-estado-do-maranhao/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-maranhao/#respond Tue, 27 Nov 2018 15:52:08 +0000 https://brasao.org/?p=187 Sobre o Estado do Maranhão Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Nordeste ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Maranhão first appeared on .

]]>
Brasão do Maranhão.
Brasão do estado do Maranhão. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Maranhão.

Brasão do Maranhão. Brasão do Maranhão. Brasão do Maranhão. Brasão do Maranhão. Brasão do Maranhão.

Sobre o Estado do Maranhão

Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Nordeste do país. Limita-se com três estados brasileiros: Piauí, Tocantins e Pará, além do Oceano Atlântico. Com área de 331 937,450 km² e com 217 municípios, é o segundo maior estado da região Nordeste e o oitavo maior estado do Brasil.

O brasão é composto por uma moldura dourada e um círculo central. No centro há quatro partes que representam a bandeira do Maranhão, as cores do Brasil e a instrução através duma pena e um pergaminho. A forma do contorno da superfície do escudo será a mesma do escudo da Confederação Suíça e será limitada por molduras de estilo barroco amoldadas ao contorno; o campo do escudo será dividido em quatro partes – duas, em um dos lados, contendo as cores nacionais, verde e amarelo, e duas, do outro lado, contendo, a de cima, a bandeira do Estado reproduzida, e a de baixo o emblema da Instrução no meio de raios de luz; o escudo será encimado por uma coroa de louros e as molduras, ornatos e a coroa serão da cor dourada.

  • Estado: Maranhão
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 331 937,450 Km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Maranhão
  • Brasão do Estado do Maranhão Png
  • Brasão do Estado do Maranhão vetor
  • Download Brasão do Estado do Maranhão

The post Brasão do Estado do Maranhão first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-maranhao/feed/ 0
Brasão do Estado de Goiás https://brasao.org/brasao-do-estado-de-goias/ https://brasao.org/brasao-do-estado-de-goias/#respond Wed, 07 Nov 2018 02:01:45 +0000 https://brasao.org/?p=172 Sobre o Estado de Goiás Goiás é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na Região Centro-Oeste ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado de Goiás first appeared on .

]]>
Brasão do Estado de Goiás.
Brasão do estado de Goiás. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado de Goiás.

Brasão do Estado de Goiás. Brasão do Estado de Goiás. Brasão do Estado de Goiás. Brasão do Estado de Goiás. Brasão do Estado de Goiás.

Sobre o Estado de Goiás

Goiás é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na Região Centro-Oeste do país, no Planalto Central brasileiro.

O brasão de armas do Estado De GOIAS, em formato de coração, simboliza o estado que é considerado o coração do Brasil.

A paisagem superior do escudo representa o território onde hoje se localiza a capital federal – Brasília.

Os espécimes bovinos que se veem nessa paisagem representam a principal produção do estado.

Os ramos de café e de fumo e as hastes de arroz e de cana que aparecem no escudo representam também importantes produções de Goiás.

O campo amarelo, com losango vermelho, representa a riqueza mineral de Goiás. No canto azul do escudo, vê-se o cometa Biela, representando o Rio Araguaia no ponto de seu curso em que, abrindo os dois braços, forma a Ilha do Bananal. Os anéis de cor amarela que circundam o coração em sentido vertical e outros da mesma cor com um intermediário escuro no sentido horizontal representam as principais bacias do estado (Tocantins-Araguaia) e os doze principais rios do estado que correm para o sul (São Marcos, Veríssimo, Corumbá, Meia Ponte, dos Bois, Claro, Verdinho, Corrente, Aporé, Sucuri, Verde e Pardo).

O prato onde partem as labaredas, na parte inferior do escudo, lembra a descoberta de Goiás, quando Bartolomeu Bueno, ateando fogo em aguardente conteve, segundo a lenda, a ‘’sanha guerreira’’ do gentio Goiá.

  • Estado: Goiás
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 340 111,783 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado de Goiás
  • Brasão do Estado de Goiás Png
  • Brasão do Estado de Goiás vetor
  • Download Brasão do Estado de Goiás

The post Brasão do Estado de Goiás first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-de-goias/feed/ 0
Brasão do Estado do Espirito Santo https://brasao.org/brasao-do-estado-do-espirito-santo/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-espirito-santo/#respond Mon, 22 Oct 2018 14:17:14 +0000 https://brasao.org/?p=159 Sobre o Estado do Espirito Santo O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Espirito Santo first appeared on .

]]>
Brasão do Estado do Espirito Santo.
Brasão do estado do Espirito Santo. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Espirito Santo.

Brasão do Estado do Espirito Santo. Brasão do Estado do Espirito Santo. Brasão do Estado do Espirito Santo. Brasão do Estado do Espirito Santo. Brasão do Estado do Espirito Santo.

Sobre o Estado do Espirito Santo

O Espírito Santo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Sudeste. Faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. Sua área é de 46 095,583 km².

Os principais componentes e seus significados são:

Convento da Penha: Maior monumento histórico e religioso do Estado. Nossa Senhora da Penha é padroeira, a protetora do Espírito Santo;
Ramo de café (à direita): Representa o principal produto agrícola capixaba (desde 1850);
Ramo da cana-de-açúcar (à esquerda): Representa o principal produto agrícola da economia do Estado no passado (até 1850).
23 de maio de 1535: Dia de chegada de Vasco Fernandes Coutinho ao Espírito Santo e início da colonização do solo espírito-santense;
12 de junho de 1817: Dia do fuzilamento, na Bahia, de Domingos José Martins, herói capixaba, um dos chefes da Revolução Pernambucana, que visava à independência do Brasil de Portugal;
Três estrelas (acima, embaixo e à esquerda): representam os estados vizinhos (Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais).
As cores rosa e azul derivam das cores das vestes da imagem de Nossa Senhora da Penha, como acima já supracitado, padroeira do Estado.

 

  • Estado: Espirito Santo
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 46 095,583 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Espirito Santo
  • Brasão do Estado do Espirito Santo Png
  • Brasão do Estado do Espirito Santo vetor
  • Download Brasão do Estado do Espirito Santo

The post Brasão do Estado do Espirito Santo first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-espirito-santo/feed/ 0
Brasão do Distrito Federal https://brasao.org/brasao-do-distrito-federal/ https://brasao.org/brasao-do-distrito-federal/#respond Mon, 08 Oct 2018 23:17:30 +0000 https://brasao.org/?p=145   Sobre o Estado do Distrito Federal O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Distrito Federal first appeared on .

]]>
Brasão do Distrito Federal.
Brasão do estado do Distrito Federal. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Distrito Federal.

Brasão do Distrito Federal. Brasão do Distrito Federal. Brasão do Distrito Federal. Brasão do Distrito Federal. Brasão do Distrito Federal.

 

Sobre o Estado do Distrito Federal

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situado na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, sendo dividida em 31 regiões administrativas, totalizando uma área de 5 779,999 km².

O brasão, cujo formato e inspirado em forma de um pilotis da colunata do Palácio da Alvorada, é composto em sinople e ouro. Observando-o, percebemos que as cores, todavia, não são do mesmo tom dos da bandeira nacional, assemelhando-se às utilizadas na bandeira do Distrito Federal. Carrega, ao centro, um escudo verde com a chamada Cruz de Brasília, composta de quatro flechas divergentes que simbolizam a ação centrífuga do poder, e encimada por uma mesa de reuniões, a servir de coronel, que indica ser ali o lugar do Congresso Nacional. Abaixo, em latim, o mote do Distrito Federal: venturis ventis (“ventos vindouros”).

 

  • Estado: Distrito Federal
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 5 779,999 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Distrito Federal
  • Brasão do Estado do Distrito Federal Png
  • Brasão do Estado do Distrito Federal vetor
  • Download Brasão do Estado do Distrito Federal

The post Brasão do Distrito Federal first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-distrito-federal/feed/ 0
Brasão do Estado do Ceará https://brasao.org/brasao-do-estado-do-ceara/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-ceara/#respond Mon, 08 Oct 2018 21:25:13 +0000 https://brasao.org/?p=132 Sobre o Estado do Ceará O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Ceará first appeared on .

]]>
Brasão do Ceará.
Brasão do estado do Ceará. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Ceará.

Brasão do Ceará. Brasão do Ceará. Brasão do Ceará. Brasão do Ceará. Brasão do Ceará.

Sobre o Estado do Ceará

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no norte da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco ao sul e Piauí a oeste.

O símbolo do Ceará é caracterizado por uma feitura heráldica que prioriza a cultura patrimonial regionalizante, defendendo-se, de velhas heráldicas do colonialismo europeu:

O Brasão do Estado do Ceará será representado por um escudo polônio com campo verde, fendido, figurando na sua parte esquerda sete estrelas, na cor branca, que representam as mesorregiões do Estado, e, sobre o todo, a elipse central, com elementos internos distribuídos em quatro quadrantes, com a linha do horizonte no centro.
O primeiro quadrante contém o sol e o farol do Mucuripe; o segundo, a serra e o pássaro; o terceiro, o mar e a jangada; e o quarto, o sertão e a carnaúba, simbolizando os quatro elementos da natureza: fogo, ar, água e terra. Como timbre, a figura de uma fortaleza de construção antiga, cor de ouro, com cinco merlões”

  • Estado: Ceará
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 148 920 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Ceará
  • Brasão do Estado do Ceará Png
  • Brasão do Estado do Ceará vetor
  • Download Brasão do Estado do Ceará

The post Brasão do Estado do Ceará first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-ceara/feed/ 0
Brasão do Estado do Amazonas https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amazonas/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amazonas/#respond Sat, 22 Sep 2018 15:54:11 +0000 https://brasao.org/?p=116 Sobre o Estado do Amazonas Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Amazonas first appeared on .

]]>
Brasão do Amazonas.
Brasão do estado do Amazonas. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Amazonas.

Brasão do Amazonas. Brasão do Amazonas. Brasão do Amazonas. Brasão do Amazonas. Brasão do Amazonas.

Sobre o Estado do Amazonas

Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte, sendo o maior estado do país em extensão territorial.

O Brasão foi instituído pelo Decreto n. 204 de 24 de novembro de 1897, Apresenta como feição principal a confluência dos rios Negro e Amazonas.

A ELÍPSE: Significa os rios, Solimões e Negro, na confluência formando a partir deste ponto o rio Amazonas.
O CAMPO AZUL: Retrata o céu brasileiro
NO ENGALHAMENTO DOS RIOS: Através de um barrete frígio, representa a nossa lealdade para com a República.
O CAMPO VERDE: Reflete nossas florestas.
O ENTRELAÇADO: Recordam a gênese, da nossa grandiosidade.
A CORRENTE DE FERRO, ENVOLVENDO A ELÍPSE: Representa estabilidade da autonomia política no Amazonas.
OS EMBLEMAS DE NAVEGAÇÃO, LIGADOS POR UM LAÇO VERDE COM DUAS PONTAS DOBRADAS, PENDENDO DA CORRENTE NA PARTE DE BAIXO NA PONTA DIREITA – lê-se a inscrição 22 de junho de 1832, data em que a antiga Comarca do Amazonas se proclamou (por armas) como província independente.
NA PONTA ESQUERDA – 21 de novembro de 1889, dia em que o Estado aderiu à revolução ingente, de 15 de novembro do mesmo ano.
A ÁGUIA AMAZONENSE: De asas abertas, unhas aduncas e o bico entreaberto, simboliza a grandeza, a força de nossa pujança.
Do lado direito do escudo: Sobressaem os emblemas da indústria.
Do lado esquerdo do escudo: Nascendo da âncora, os emblemas do comércio e agricultura.

  • Estado: Amazonas
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 142 828,521 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Amazonas
  • Brasão do Estado do Amazonas Png
  • Brasão do Estado do Amazonas vetor
  • Download Brasão do Estado do Amazonas

The post Brasão do Estado do Amazonas first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amazonas/feed/ 0
Brasão do Estado da Bahia https://brasao.org/brasao-do-estado-da-bahia/ https://brasao.org/brasao-do-estado-da-bahia/#respond Sat, 22 Sep 2018 12:31:51 +0000 https://brasao.org/?p=107 Sobre o Estado da Bahia A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada no ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado da Bahia first appeared on .

]]>
Brasão da Bahia.
Brasão do estado da Bahia. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado da Bahia.

Brasão da Bahia. Brasão da Bahia. Brasão da Bahia. Brasão da Bahia. Brasão da Bahia.

Sobre o Estado da Bahia

A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada no sul da Região Nordeste, fazendo limite com outros oito estados brasileiros.

O Brasão foi adotado no ano de 1891 e constitui-se dos seguintes elementos:

Timbre com uma estrela, que simboliza o Estado.
Escudo com uma embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral.
Insígnia com dois tenentes sobre listel com o lema:
Per ardua surgo – que significa, numa tradução literal: “Pela dificuldade venço” ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades.
Tenentes: à esquerda, um homem semi-nu, com uma marreta, uma bigorna e uma roda, representando a indústria local; à direita, uma mulher com barrete frígio (alusivo à liberdade), carregando a bandeira da Bahia atrás do triângulo maçônico.

  • Estado: Bahia
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 567.295 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado da Bahia
  • Brasão do Estado da Bahia Png
  • Brasão do Estado da Bahia vetor
  • Download Brasão do Estado da Bahia

The post Brasão do Estado da Bahia first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-da-bahia/feed/ 0
Brasão do Estado do Amapá https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amapa/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amapa/#respond Wed, 19 Sep 2018 14:13:50 +0000 https://brasao.org/?p=94 Sobre o Estado do Amapá O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Amapá first appeared on .

]]>
Brasão do Estado do Amapá.
Brasão do estado do Amapá. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Amapá.

Brasão do Amapá. Brasão do Amapá. Brasão do Amapá. Brasão do Amapá. Brasão do Amapá.

Sobre o Estado do Amapá

O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte, no Platô das Guianas. O seu território é de 142.828,521 km², o que o torna o 18º maior estado do Brasil.

Para sua composição foi realizado um concurso na época para definir quem iria fazer o Brasão de Armas e o vencedor foi Herivelto Brito Maciel, artista plástico renomado do Estado.

As Armas Estaduais são compostas por um escudo laureado pelas cores azul e vermelho. O brasão também está no frontal da Faixa governamental do Amapá. A feitura das Armas Estaduais obedecem às seguintes disposições.

I – Ao topo a estrela branca e as arestas amarelas simbolizando o surgimento de mais um Estado da Nação. A cor branca simboliza a pureza, a serenidade e paz. O amarelo nossas riquezas.

II – Logo abaixo, a faixa com os dizeres “Aqui começa o Brasil”.

III – Na parte superior do Brasão, lados esquerdo e direito, são apresentadas as formas da Fortaleza de S. José de Macapá.

IV – Seguindo as laterais, verificam-se as formas dos escudos nobres, até juntarem-se os lados, com retas e semicírculos de raios opostos, sendo que um dos raios internos dos que estão situados do lado direito tem como ponto de partida a Capital do Estado.

V – O Brasão é de ordem do corte horizontal, sendo que este representa a linha divisória do hemisfério, ou seja, a linha do Equador, com o seu marco 00 graus, 00 minutos e 00 segundos, localizado em Macapá.

VI – No interior tem-se o mapa geográfico do Estado do Amapá, mostrando a riqueza de solos, dada a sua expansão no espaço que ocupa da Federação. Sua cor amarela representa as riquezas minerais, no solo e no subsolo. Simboliza, ainda, a união, a fé e a constância nos atos.

VII – No centro do mapa tem o amapazeiro, árvore que deu origem ao nome Amapá, por ser pomposa no seu porte e rica em madeira de lei; seu leite, folhas e frutos serviam como medicamento e alimento aos primeiros habitantes dessa terra. Sua cor verde-musgo representa a esperança, a fé no futuro, o amor, a liberdade, a amizade, a abundância e a cortesia.

VIII – ao pé do amapazeiro apresenta o mesmo verde simbolizando, ainda, os nossos férteis campos agrícolas.

IX – Abaixo da linha do Equador, ou seja, ao corte nobre horizontal, enraiam-se vinte e cinco (25) arestas negras, fazendo lembrar a convergência para um ponto comum no mapa do Estado, cuja cor simboliza a honestidade vivida e pregada, a obediência à Lei e à autoridade, a desilusão, a tristeza, a aflição e a morte.

  • Estado: Amapá
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 142 828,521 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Amapá
  • Brasão do Estado do Amapá Png
  • Brasão do Estado do Amapá vetor
  • Download Brasão do Estado do Amapá

The post Brasão do Estado do Amapá first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-amapa/feed/ 0
Brasão do Estado de Alagoas https://brasao.org/brasao-do-estado-de-alagoas/ https://brasao.org/brasao-do-estado-de-alagoas/#respond Tue, 04 Sep 2018 16:29:23 +0000 https://brasao.org/?p=87 Sobre o Estado de Alagoas Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado de Alagoas first appeared on .

]]>
Brasão do Estado de Alagoas.
Brasão do estado de Alagoas. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado de Alagoas.

Sobre o Estado de Alagoas

Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste e tem como limites Pernambuco, Sergipe, Bahia e o Oceano Atlântico.

Projetado por Théo Brandão, e instituído pela mesma Lei que estabeleceu a bandeira do estado (lei nº 2.628 de 23 de setembro de 1963).

O brasão de armas do Estado de Alagoas, lembra sua formação política, sua história e sua geografia. Tornou-se independente por ato do Rei D. João VI, a 16 de setembro de 1817, separando-se da então capitania de Pernambuco e constituindo-se do território da então comarca das Alagoas, formada pelas três vilas: Alagoas – cabeça da comarca – Porto Calvo e Penedo, seus termos.

  • Estado: Alagoas
  • Fundação: 16 de setembro de 1817
  • País: Brasil
  • Área: 27.768 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado de Alagoas
  • Brasão do Estado de Alagoas Png
  • Brasão do Estado de Alagoas vetor
  • Download Brasão do Estado de Alagoas

The post Brasão do Estado de Alagoas first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-de-alagoas/feed/ 0
Brasão do Estado do Acre https://brasao.org/brasao-do-estado-do-acre/ https://brasao.org/brasao-do-estado-do-acre/#respond Mon, 03 Sep 2018 15:14:36 +0000 https://brasao.org/?p=83 Sobre o Estado do Acre Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no sudoeste da ... Ver e Baixar »

The post Brasão do Estado do Acre first appeared on .

]]>
Brasão do Estado do Acre.
Brasão do estado do Acre. Clique com o botão direito do mouse para salvar. Brasão do estado do Acre

Sobre o Estado do Acre

Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no sudoeste da Região Norte e faz divisa com duas unidades federativas: Amazonas ao norte e Rondônia a leste.

Brasão do estado do Acre é um dos símbolos oficiais desta unidade federativa. O lema presente na borda do brasão, Nec Luceo Pluribus Impar, significa “Não brilho diferente dos outros”.

  • Estado: Acre
  • Fundação: ???
  • País: Brasil
  • Área: 152.581 km²

Localização:

Termos Utilizados:

  • Baixar brasão do Estado do Acre
  • Brasão do Estado do Acre Png
  • Brasão do Estado do Acre vetor
  • Download Brasão do Estado do Acre

The post Brasão do Estado do Acre first appeared on .

]]>
https://brasao.org/brasao-do-estado-do-acre/feed/ 0